Terror inspirados em histórias reais

5 filmes de terror inspirados em histórias reais

Filmes de terror trazem à tona nossos medos e angústias de uma maneira tão marcante e direta que às vezes precisamos pensar “é apenas um filme, nada disso existe”. Mas na verdade, diversas histórias que vemos tem uma inspiração verdadeira por trás. Claro que não significa que o filme seguiu fielmente o que aconteceu na vida real, mas sabemos que a arte imita a vida (e vice-versa). Veja alguns filmes que foram inspirados em histórias reais.

Inspirados em histórias reais

Maldição

O filme Maldição, lançado em 2005, é um filme de terror baseado na história real da família Bell, que foi assombrada por uma presença maligna entre os anos de 1818 e 1820. O filme é dirigido por Courtney Solomon e estrelado por Donald Sutherland, Sissy Spacek, James D’Arcy e Rachel Hurd-Wood.

O filme conta a história de uma menina que encontra uma carta no sótão de sua casa, relatando os eventos macabros que aconteceram na fazenda dos Bell, seus ancestrais. A carta revela que John Bell e sua filha Betsy foram vítimas de uma maldição lançada por uma bruxa chamada Kate Batts, que os atormentou com vozes, ruídos, aparições e violência física. A família tentou se livrar do mal com a ajuda de um padre e de um amigo, mas não teve sucesso. A carta também sugere que a maldição ainda está ativa e pode afetar os descendentes dos Bell.

O filme é considerado um dos mais chocantes e perturbadores do gênero, pois mostra cenas explícitas de tortura, abuso e humilhação contra uma menor de idade. O filme também tem uma atmosfera sombria e tensa, com uma fotografia escura, uma trilha sonora assustadora e uma edição frenética. O filme recebeu críticas mistas dos especialistas, mas foi elogiado pela atuação dos atores e pela fidelidade à história real.

A Cidade do Horror / Horror em Amityville

O filme A Cidade do Horror, também conhecido como Terror em Amityville, é um filme de terror lançado em 1979, dirigido por Stuart Rosenberg e baseado no livro de Jay Anson, que conta a história de uma família que se muda para uma casa onde ocorreu um brutal assassinato e começa a sofrer com fenômenos paranormais.

O filme segue a história dos Lutz, uma família composta por George, Kathy e seus três filhos, que compram uma casa na Ocean Avenue, 112, em Amityville, Long Island. Eles não se importam com o fato de que a casa foi palco de um crime horrível, no qual um jovem chamado Ronald DeFeo Jr. matou seus pais e seus quatro irmãos a tiros enquanto dormiam. No entanto, logo após se mudarem, eles começam a perceber que algo estranho acontece na casa. Eles ouvem vozes, ruídos, gritos e batidas. Eles veem vultos, moscas e sangue. Eles sentem frio, medo e ódio. Eles descobrem que a casa é possuída por um espírito maligno que quer destruí-los.

O filme é considerado um clássico do gênero, pois explora temas como o mal, a possessão, a loucura e a violência. O filme tem cenas assustadoras e tensas, como a do padre que tenta abençoar a casa e é atacado por uma voz que diz “saia daqui”, ou a do porão que esconde um portal para o inferno. O filme também tem uma boa atuação dos atores James Brolin e Margot Kidder, que interpretam George e Kathy Lutz. O filme foi um sucesso de bilheteria e de crítica, e ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

O filme é baseado em uma história real que aconteceu em 1975 com a família Lutz, que afirmou ter vivido uma experiência de assombração em sua nova casa. Eles contrataram os serviços de Ed e Lorraine Warren, famosos investigadores paranormais, que confirmaram a presença de uma entidade demoníaca na casa. Eles também escreveram um livro sobre o caso, com a ajuda do autor Jay Anson, que se tornou um best-seller. No entanto, muitas pessoas duvidam da veracidade da história dos Lutz, e acusam-nos de inventar tudo para ganhar dinheiro e fama. Alguns fatos contraditórios e inconsistências nos relatos dos Lutz levantam suspeitas sobre a autenticidade do caso.

O filme teve várias sequências e refilmagens, incluindo Terror em Amityville (1982), Amityville 3 – O Demônio (1983), Amityville IV (1989), A Maldição de Amityville (1990), Amityville – Uma Questão de Hora (1992), Amityville – A Nova Geração (1993), A Casa Maldita (1996) e Horror em Amityville (2005). Nenhum desses filmes conseguiu repetir o sucesso ou a qualidade do original.

O Exorcista

O filme O Exorcista é um dos filmes de terror mais famosos e influentes de todos os tempos. Ele foi lançado em 1973, dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, baseado no livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos, Regan MacNeil, interpretada por Linda Blair, e a tentativa de dois padres, Damien Karras e Lankester Merrin, interpretados por Jason Miller e Max von Sydow, respectivamente, de exorcizá-la.

O filme é considerado uma obra-prima do gênero, pois combina elementos de terror psicológico, sobrenatural e religioso. O filme tem cenas icônicas e assustadoras, como a da cabeça girando 360 graus, a da escada de mão invertida, a da sopa de ervilha verde e a da cruz. O filme também tem uma trilha sonora marcante, composta por Mike Oldfield e Jack Nitzsche, que inclui a música Tubular Bells.

O filme foi baseado em uma história real que aconteceu em 1949 com um garoto de 14 anos chamado Roland Doe (nome fictício), que afirmou ter sido possuído pelo demônio. Ele foi submetido a vários rituais de exorcismo pela Igreja Católica, que foram documentados pelo padre Raymond J. Bishop. William Peter Blatty leu sobre o caso em um jornal e se inspirou para escrever o seu livro, que depois foi adaptado para o cinema.

O filme foi um sucesso de crítica e de público, sendo indicado a 10 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Ellen Burstyn), e ganhando dois: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Mixagem de Som. O filme também foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. O filme arrecadou mais de 441 milhões de dólares em todo o mundo, sendo um dos filmes mais lucrativos da história do cinema.

Evocando Espíritos

O filme Evocando Espíritos é um filme de terror sobrenatural lançado em 2009 que explora o mundo do espiritismo e da comunicação com os mortos. O filme segue a história de uma família que se muda para uma casa onde ocorreram eventos macabros no passado, e eles começam a experimentar fenômenos paranormais e a tentar evocar espíritos.

O filme é baseado em um fato real que aconteceu em 1987 com a família de Carmen Reed, que afirmou ter vivido uma experiência de assombração e possessão em sua nova casa, que era uma antiga funerária. Carmen Reed chegou a dar uma entrevista para um programa de TV sobre o caso, e foi a partir de seus relatos que o produtor Andrew Trapani decidiu fazer o filme.

No entanto, o filme utiliza muita ficção para criar uma atmosfera assustadora, e não segue fielmente os detalhes da história real. Por exemplo, no filme, o filho mais velho da família, Matt, tem câncer e é o principal alvo dos espíritos, mas na vida real, ele se chamava Philip e não tinha nenhuma doença. Além disso, no filme, a família recorre à ajuda de um padre exorcista, mas na realidade, eles contaram com o apoio de um casal de investigadores paranormais.

O filme recebeu críticas mistas dos especialistas e do público, mas foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 77 milhões de dólares mundialmente. O filme também teve uma sequência em 2013, chamada Evocando Espíritos 2, que conta outra história baseada em fatos reais.

A vizinha

A Vizinha é um filme de terror e drama lançado em 2007, dirigido por Gregory Wilson e baseado no livro The Girl Next Door, de Jack Ketchum, que por sua vez é inspirado na história real de Sylvia Likens, uma adolescente que foi torturada e assassinada pela sua vizinha Gertrude Baniszewski e seus filhos em 1965.

O filme conta a história de Meg Loughlin, interpretada por Blythe Auffarth, que após perder os pais em um acidente de carro, vai morar com sua tia Ruth Chandler, interpretada por Blanche Baker, e seus primos em uma casa no subúrbio. Lá, ela sofre com o abuso físico e psicológico de Ruth, que a odeia por ser bonita e inocente, e dos seus primos, que a usam como objeto sexual. Ela também tenta proteger sua irmã mais nova, Susan, interpretada por Madeline Taylor. O único amigo de Meg é David Moran, interpretado por Daniel Manche, um garoto que mora na casa ao lado e que testemunha os horrores que ela passa, mas se sente impotente para ajudá-la.

O filme é considerado um dos mais chocantes e perturbadores do gênero, pois mostra cenas explícitas de violência, tortura e humilhação contra uma menor de idade. O filme não tem nenhum elemento sobrenatural ou fantástico, mas sim retrata a crueldade humana em sua forma mais pura. O filme também tem uma forte crítica social, pois mostra como a sociedade falhou em proteger Meg e como os adultos foram coniventes ou omissos com o que acontecia na casa de Ruth.

O filme recebeu críticas mistas dos especialistas, mas foi elogiado pela atuação dos atores e pela fidelidade ao livro e à história real. O filme também causou polêmica e controvérsia por seu conteúdo extremamente violento e perturbador. O filme foi proibido em alguns países e teve sua exibição limitada em outros.

Existem muitos filmes de terror Inspirados em histórias reais. A arte imita a vida e a vida imita a arte. Nesse caso, infelizmente não fica só na ficção.

Você lembra de outros filmes Inspirados em histórias reais? Me conte nos comentários.

Se gosta de terror, aproveita e conheça as minhas histórias de terror.

Até o próximo post!

Comentários encerrados.

Rolar para cima