fbpx
Terror e seus subgêneros

Subgêneros do Terror: Conheça 8 deles

Você já procurou um livro e descobriu que ele estava em uma classificação que você nem sabia que existia? Pois é, isso acontece porque o terror cresceu tanto que existem subgêneros que podem confundir qualquer sessão de biblioteca.

Conheça agora cada um para garantir uma experiência ainda mais aterrorizante e realmente conhecer tudo desse gênero.

Subgêneros do terror:

Terror Teen

Teen é um subgênero do terror que ora cresce nas salas de cinemas e, depois, parece entrar em repouso.

A ideia desse tipo de terror é simples: jovens de férias, viajando, atrás de algo novo ou de diversão e sempre distraídos que acabam tendo todos os planos arruinados.

Frequentemente, esse subgênero envolve temas como sexo e drogas, muito sangue e mortes de causar agonia, que podem ser causadas por um mostro ou por alguém.

Entre as obras conhecidas estão a série Asylum, Carrie – a estranha e Garotos Malditos.

 

Gore

O Gore é um dos tipos de obras de terror que não é para qualquer um e o motivo é simples: nesse subgênero o que não falta é sangue, dor, órgãos e gritos causados por uma dor intensa nas vítimas.

Visto como aquele livro ou filme que vai fazer você começar com agonia, roendo as unhas e seguir para fechadas bruscas dos olhos e até ânsias e vômitos, o gore é para os fortes.

Nesse tipo se encaixam livros como A Condessa Sangrenta e Candyman, ou filmes como O Holocausto, Canibal e Centopeia Humana.

 

Terror Sobrenatural

Considerado como um dos medos mais comuns, o sobrenatural é o subgênero do terror que invoca algo desconhecido, uma força que pode ser boa ou não.

Dentro da ideia de sobrenatural, se encaixam diferentes formas, como:

  • Entidades;
  • Fantasmas;
  • Demônios e outros.

Geralmente, o sobrenatural causa o terror por querer não apenas assustar, pela ideia de aquela entidade tomar a sua alma/corpo.

Entre os livros conhecidos estão O menino que desenhava monstros, Saco de Ossos, O bebê de Rosemary e O Exorcista.

Vale ressaltar que esse é um dos subgêneros mais conhecidos bem como produzidos no cinema.

 

Thriller

Thriller é aquele tipo de terror definido por uma ideia tensa, de algo se aproximando aos poucos e da sensação de desconforto constante.

Vale ressaltar que por ter um clima de suspense e mistério, esse tipo de subgênero aparece em outros gêneros, como nos filmes de ação.

Uma das obras conhecidas está o livro Psicose, com a clássica cena do assassino se aproximando de uma jovem enquanto ela toma banho.

 

Found Footage

Pouco conhecido, esse subgênero do terror geralmente tem filmes independentes e com diversas histórias, seguindo um estilo de filme documentário.

Pouco encontrado nos livros, o subgênero é sucesso nos cinemas, entre os exemplos está o famoso A bruxa de Blair.

 

Slasher

Este subgênero do terror aparece em historias com maníacos com distúrbios que escapam de uma prisão. Também pode ser visto com assassinos que morrem, mas conseguem voltar a vida em outro corpo.

Pensou em o Massacre da serra elétrica?

Pois esse é justamente um dos representantes, junto com filmes como O brinquedo Assassino e Halloween.

 

Trash

Queridinho por uns e odiado por outros, trash é um tipo de terror onde você pode acabar rindo, mesmo que tenha muitas mortes e sangue voando.

Isso porque essas obras têm combinações como: tubarões que voam e frutas que matam pessoas.

 

Terror Psicológico

Para finalizar, um dos mais queridos e esperados do terror, esse subgênero pode ter diversos pontos de vista e histórias.

Esse tipo de terror causa algo interno através de algum medo específico e faz a sua mente quase virar do avesso.

Entre os livros conhecidos estão o It – A Coisa e o O Iluminado e filmes como Corra! e Us.

 

Que tal conhecer alguns das minhas histórias de terror? Clique aqui e conheça as opções.

Você conhecia todos esses subgêneros do terror ou era aquele que ficava a deriva nas prateleiras ou sistema de streaming? Não perca mais tempo e garanta cada um desses livros agora para realmente aproveitar cada uma das experiências possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: