fbpx
Horror: O que é?

Horror: O que é e quais suas características?

O horror pode causar alguma confusão e levantar aquele ponto de interrogação gigante na sua mente. Com isso, você precisa saber o que ele é para conseguir realmente entender e identificar obras fantásticas.

Vamos lá?

Horror: o que é e como surgiu

O horror é um gênero que sofreu algumas mudanças ao longo dos anos, se adaptando à época, o que inclui costumes e crenças. Inicialmente, o gênero tinha fortes indícios de ficção científica, surgindo por volta do século XVIII. Logo em seguida, passando pelo século XIX, ele passou por algumas mudanças recorrentes da vertente fantástica da ficção, muito comum nos anos 1920 a 1930. Porém, foi com H.P Lovecraft, seguido por Poe, que o gênero literário do horror realmente encontrou o seu espaço e começou um caminho de sucesso.

É possível defini-lo a partir do que as obras trazem, como por exemplo:

Frequentemente, a obra começa criando um universo capaz de causar medo ou que tenha um ar demoníaco. Vale dizer que o horror segue uma base de terror no quesito narrativa.

E o que isso significa?

Basicamente, o horror causa uma sensação de pânico, medo e outros sentimentos ou emoções de pavor ao longo da leitura.

Horror: Estrutura e características

Diante do foi apresentado, dá para ter uma ideia de que o horror tem uma estrutura bastante complexa, já que envolve o processo de criar um mundo marcado pelo mal. Um exemplo clássico é O Castelo de Otranto, de Horace Walpole. Muitos o consideram o inaugurador da literatura gótica trazendo um tom sobrenatural em uma obra medieval com castelos assombrados e esqueletos vivos.

Já nas características, pode-se dizer que o horror é um tipo de convocação horripilante. Ou seja, seja real ou não, a obra pode ter de tudo, deste o sobrenatural até as situações de massacres e guerras. Assim como nos primeiros anos, as obras de horror foram ganhando novos personagens e possibilidades ao longo do século.

Como resultado, entre os autores mais conhecidos atualmente estão Clive Barker e Stephen King. Suas histórias contam com assombrações, representações de delírios e um caminho escuro para tudo de ruim que a alma humana possa oferecer.

E então, já conhecia todos esses autores ou consegue identificar algumas dessas características nas obras?

Conclusão

O horror é um dos tipos de ficção capaz de tirar você da sua zona de conforto ou mesmo despertar aquele problema na hora de colocar os pés no chão. Eu tenho contos em antologias de horror. Conheças elas na loja do site.

Gostou do texto? Me conta nos comentários se tem outros gêneros literários que gostaria de conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: