fbpx
As diferenças entre Terror e Horror

Diferenças entre Terror e Horror

Entender as diferenças entre terror e horror é uma das principais maneiras de conseguir categorizar obras. Assim se facilita o compreendimento dos sentimentos que a história nos passa. Afinal, assim você pode conhecer um pouco mais sobre seu escritor e obra favoritos. Vamos descobrir?

Terror e horror – Conceitos

Ainda que sejam muito similares, é possível definir terror e horror em dois conceitos bastante simples e diretos.

  • Terror: definido por algo ou alguém que aterroriza, estado de pavor.
  • Horror: sensação que envolve desaprovação ou repulso através da percepção ou intuição. É ameaçador, mas pode ou não dar arrepios.

Ainda assim ficou um pouco confuso? Vamos então definir melhor o que é esperado de cada um desses gêneros literários.

 

– Terror

Em primeiro lugar, uma das principais diferenças entre terror e horror é o foco.

No terror, o principal foco da obra é fazer com que você tenha medo de saber ou ler aquilo que está acontecendo.

Em outras palavras, o terror não vai fazer com que você sinta vontade de vomitar por nojo, mas talvez porque está com tanto medo que o seu corpo acaba expelindo o que comeu. Essa diferença entre terror e horror está associado ao medo de sair de onde você está, que te paralisa e até faz com que você queria que alguém fique por perto.

Como resultado, é possível encontrar diversas obras do terror:

 

– Horror

Em segundo lugar, uma das diferenças entre terror e horror pode ser definida como a predominância.

As obras literárias não vivem apenas de um gênero e, por isso, você pode encontrar o horror em partes da obra, mesmo que não predomine.

E porque isso acontece?

A resposta é bastante simples: o horror é aquele tipo de obra que vai fazer você sentir a bile do estômago, causando nojo e repulsa pelo fato ou acontecimentos. Dessa forma, precisa existir um contexto mais ameno, para que as cenas de horror aconteçam.

Livros de terror são ricos em cenas de horror. Um demônio esquarteja uma pessoa, ou mesmo cenas envolvendo crimes sexuais e outras cenas violentas regadas a gore.

Vale ressaltar que as obras de horror podem ou não ter criaturas sobrenaturais, já que seres humanos também protagonizam diversas atrocidades.

Entre os exemplos de obras estão:

 

Conclusão

Agora que você já entende as diferenças entre terror e horror, está esperando o quê pela próxima obra? Não perca mais tempo e caia de cabeça nesse mundo literário repleto de descobertas, cenas impactantes e muitas histórias esperando para serem lidas.

Para conhecer outros gêneros, diferenças e dicas de obras me siga nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). Boas leituras!

2 comments

  1. Afonso

    Muito bom texto e esclarecedora a distinção dos conceitos.

    1. Mauro Plastina

      Obrigado Afonso. Logo teremos mais posts sobre gêneros literários. Fica de olho. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *