pós-terror

Pós-terror – O que é? Quais suas características?

Todos os anos, novas obras chamadas de pós-terror surgem e encantam milhares de consumidores do gênero, ainda que não agrade toda a parcela de amantes.

Pensando nisso, é nesse post que você vai descobrir exatamente a que se refere essa categoria e quais as obras imperdíveis para conhecer mais!

O que é pós-terror?

Diante de diversas obras atuais, tanto livros como filmes, é possível que você já tenha conferido algumas e as definido apenas como terror ou mesmo suspense.

Ou seja, a categoria em si já existe, mas é preciso ir pouco além para entender porque todo esse burburinho.

Assim, o termo foi utilizado pela primeira vez em um artigo do The Guardian, escrito por Steve Rose e usado para definir o longa chamado Ao cair da noite, de 2017.

Ainda no artigo, o conceito foi cunhado e pensado a partir da decepção dos amantes de horror com o filme.

Desde então, pós-terror se tornou um subgênero com uma métrica invisível, mas utilizada para definir o terror que foge do padrão.

Em outras palavras, o pós-terror se refere a obras do gênero, mas que ficam fora da curva dos sustos e monstros como aqueles encontrados em Invocação do Mal e Atividade Paranormal.

Dessa maneira, o pós-terror não é percebido logo de cara e é muito utilizado para definir filmes e livros que são de terror, mas não se encaixam no comum.

Características do pós-terror

Frequentemente, essas obras têm algumas características em comuns, como:

  • Aterrorizante;
  • Atmosfera densa;
  • Aspectos psicológicos;
  • Obras alusórias, que falam sobre algo de maneira indireta.

Obras de pós-terror 

Ficou um pouco curioso sobre o tema?

Então, confere essa lista de filmes do gênero mais queridinhos e que rendem muita interpretação:

Corrente do Mal

Corrente do Mal é um filme de terror de 2014, escrito e dirigido por David Robert Mitchell, que conta a história de uma jovem que recebe uma maldição transmitida pelo sexo e é perseguida por uma entidade que pode assumir qualquer forma. O filme é considerado um terror psicológico que remete ao universo e à metáfora instigantes criados pelo diretor. O filme estreou no Festival de Cannes em 2014 e tem Maika Monroe, Keir Gilchrist, Daniel Zovatto, Jake Weary, Olivia Luccardi e Lili Sepe no elenco. Não deve ser confundido com A Corrente do Mal, um filme de 2010 sobre uma corrente de e-mails assassina.

A bruxa

A Bruxa é um filme de terror de 2015, escrito e dirigido por Robert Eggers, que conta a história de uma família de puritanos que é expulsa de sua vila e vai viver no meio do nada perto de uma floresta, onde supostamente há uma bruxa. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas da religião, da culpa, da paranoia e da loucura. O filme estreou no Festival de Sundance em 2015 e tem Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie, Harvey Scrimshaw, Ellie Grainger e Lucas Dawson no elenco. Não deve ser confundido com A Bruxa de Blair, um filme de 1999 sobre um grupo de estudantes que se perde em uma floresta assombrada.

Midsommar

Midsommar é um filme de terror de 2019, escrito e dirigido por Ari Aster, que conta a história de um casal americano que viaja com uns amigos para a Suécia para participar de um festival de verão em uma comunidade pagã. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas do luto, do relacionamento abusivo, da cultura e da identidade. O filme estreou no Festival de Sundance em 2019 e tem Florence Pugh, Jack Reynor, William Jackson Harper e Will Poulter no elenco. Não deve ser confundido com Midsommer, um filme de 2003 sobre um grupo de jovens que se envolve em um ritual macabro na Suécia.

Ao cair da noite

Ao Cair da Noite é um filme de terror de 2017, escrito e dirigido por Trey Edward Shults, que conta a história de uma família que vive isolada em uma casa no meio do mato, tentando se proteger de uma ameaça desconhecida que assola o mundo. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas do medo, da desconfiança, da paranoia e da sobrevivência. O filme estreou no Festival Overlook em 2017 e tem Joel Edgerton, Kelvin Harrison Jr., Carmen Ejogo, Christopher Abbott e Riley Keough no elenco. Não deve ser confundido com Ao Cair da Noite, um filme de 2003 sobre um grupo de amigos que se envolve em uma trama de assassinato e chantagem.

Demônio de Neon

Demônio de Neon é um filme de terror de 2016, escrito e dirigido por Nicolas Winding Refn, que conta a história de Jesse (Elle Fannng), uma jovem de 18 anos que acaba de chegar a Los Angeles. Dona de uma beleza natural impressionante, ela tenta a sorte como modelo profissional, mas logo descobre que o mundo da moda é cruel e competitivo, e que há pessoas dispostas a tudo para ter o que ela tem. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas da luxúria, do glamour, da inveja, da perfeição, do ego, do narcisismo e mais. O filme estreou no Festival de Cannes em 2016 e tem Jena Malone, Bella Heathcote, Abbey Lee, Keanu Reeves e Christina Hendricks no elenco.

Hereditário

Hereditário é um filme de terror de 2018, escrito e dirigido por Ari Aster, que conta a história de uma família que é assombrada por uma presença misteriosa após a morte de sua avó, que sofria de distúrbios mentais. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas do luto, do trauma, da religião, da culpa e da herança familiar. O filme estreou no Festival de Sundance em 2018 e tem Toni Collette, Gabriel Byrne, Alex Wolff e Milly Shapiro no elenco.

Nós

Nós é um filme de terror de 2019, escrito e dirigido por Jordan Peele, que conta a história de uma família que é atacada por seus próprios duplos, que saem dos túneis subterrâneos onde viviam como clones abandonados. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas da identidade, da classe social, da violência e da opressão. O filme estreou no Festival de Sundance em 2019 e tem Lupita Nyong’o, Winston Duke, Elisabeth Moss e Tim Heidecker no elenco.

The Babadook

The Babadook é um filme de terror de 2014, escrito e dirigido por Jennifer Kent, que conta a história de uma mãe solteira e seu filho que caem em uma profunda paranoia quando um livro infantil sinistro chamado “Mister Babadook” se manifesta em sua casa. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas do luto, da ansiedade, da depressão e da maternidade. O filme estreou no Festival de Cannes em 2014 e tem Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall e Barbara West no elenco.

Corra

Corra é um filme de terror de 2017, escrito e dirigido por Jordan Peele, que conta a história de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro que vai conhecer a família de sua namorada branca Rose (Allison Williams), mas descobre que eles escondem um segredo macabro envolvendo o sequestro e a manipulação de pessoas negras. O filme é considerado um terror psicológico que explora os temas do racismo, da hipocrisia, da identidade e da violência. O filme estreou no Festival de Sundance em 2017 e tem Catherine Keener, Bradley Whitford, Lil Rel Howery e Caleb Landry Jones no elenco.

Sombras da Vida

Sombras da Vida é um filme de drama de 2017, escrito e dirigido por David Lowery, que conta a história de um homem recém-falecido (Casey Affleck) que retorna como fantasma para sua casa no subúrbio com a intenção de consolar sua esposa (Rooney Mara). O filme é considerado uma fábula sobre morte, existência e esquecimento, que usa uma narrativa não-linear e uma estética minimalista para criar uma atmosfera poética e melancólica. O filme estreou no Festival de Sundance em 2017 e foi lançado nos cinemas brasileiros em maio de 2018.

Já os livros que deveriam estar na sua estante para conhecer o pós-terror incluem It – A Coisa, O bebê de Rosemary, Caixa de pássaros e O colecionador.

Geralmente, as obras do pós-terror fazem uso de críticas sociais, características pessoais, código moral ou mesmo de ambientes como o dia para explorar o gênero.

Exemplo disso é o Midsommar, que é um longa que acontece sempre enquanto a luz, diferentemente do que se está acostumado do terror, com sombras, monstros que só aparecem no escuro e portas rangendo.

Além do mais, podem usar questões com racismo estrutural e violências através de paralelos, com zumbis ou monstros que você nunca vê.

A explicação te lembra outro filme que se encaixe neste gênero? Me conte nos comentários, vou adorar saber mais.

Até o próximo post!

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