fbpx
Terror Noturno - A Hora do Pesadelo

Terror noturno na ficção

O terror noturno é um dos temas abordados em diversos filmes que podem surpreender, ensinar, aterrorizar e fazer você ficar na pontinha do sofá. Ele é uma das vertentes do terror que vemos aos montes em livros, filmes e séries.

Por isso, separei uma listinha de filmes que você deve conferir sobre o tema e até mesmo o que o tema aborda exatamente.

O que é o terror noturno

Para começar, terror noturno é na verdade um distúrbio do sono que pode gerar uma série de reações.

Geralmente, os indivíduos que sofrem com esse problema, relatam diversas sensações, gritam e esboçam reações faciais enquanto dormem.

Marcado pela sensação intensa de medo, o terror noturno faz com que você tenha um despertar repentino, geralmente ocasionado pelo seu próprio grito.

Alguns podem ainda chorar, ter dificuldade para lembrar o que estava sonhando e pode gerar insônia devido ao medo de voltar a dormir.

Desse modo, o terror noturno é caracterizado como sonhos/pesadelos que possuem conteúdos emocionais fortes e podendo acontecer em qualquer fase da vida, ainda que seja mais comum em crianças.

Vale ressaltar ainda que, quem sofre com esse distúrbio, pode ter outros problemas como fazer xixi enquanto dorme, acordar agressivo ou até mesmo desenvolver sonambulismo.

Terror noturno como gênero – a vida real na ficção

Devido a todas essas características, surgem diversas obras que podem amedrontar, gerar curiosidade e até fazer você roer as unhas.

Afinal, que escritor ou roteirista não aproveitaria um momento tão delicado e inocente como o sono, quando você está sem defesas, para desenvolver uma boa história não é mesmo?

Mais importante que isso, essa condição gera gritos, choros incontroláveis, esquecimento, pode ter diversas causas e, tudo isso, está fora do seu controle.

 

Filmes de Terror Noturno

 

  • Saga A hora do pesadelo

 

  • O sono da morte

 

  • Pesadelo

 

  • A Casa do Medo

 

  • Stickman – O pesadelo à espreita

Existem ainda outras obras que podem ser interpretadas através desse gênero, como Terror em Silent Hill, Coraline, Slender Man e até mesmo O mágico de Oz.

Nesse caso, as obras dependem mais de uma perspectiva de quem o assiste e da crença na realidade daquela ficção.

Ou seja, pode ser sobre um sonho ou pesadelo, mas, talvez, também poderia ser real.

 

E então, já passou por isso?Comenta aqui embaixo a sua experiência com terror noturno ou o que achou dessa dica de filmes.

Nos vemos no próximo post e tenha bons sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *