besouro azul

BESOURO AZUL – O melhor filme da DC Pós-Nolan!

Apesar de todos termos um pé atrás com a DC, Besouro Azul pode surpreender nos cinemas. A grande maioria nunca nem ouviu falar do Besouro Azul e isso unido ao fato da DC decepcionar cada vez mais fãs com seus filmes, criou uma atmosfera de flop para a nova produção. Mas não foi isso que eu vi no cinema. Assisti ao filme e ele é, sem dúvida, o melhor filme da DC pós-Nolan.

Claro, como todo filme, há pontos altos e baixos, e também a bagagem da pessoa que está assistindo. Mas como a mídia internacional já está dizendo, Besouro Azul chega forte às telonas. E ainda tem o fato do filme ter custado “apenas” 120 milhões de dólares, que é o orçamento mais baixo de produção de um filme da DC. Ou seja, o filme tem tudo mesmo para ir bem financeiramente.

Aqui no Brasil a gente tem visto muito sobre a participação da Bruna Marquezine no filme e ela realmente está muito bem. É a coprotagonista do filme, e não apenas um par romântico do herói Jaime Reyes, muito bem interpretado por Xolo Maridueña.

Pontos Positivos de Besouro Azul

Para começar vamos para os pontos positivos do filme, iniciando pelo retorno aos Filmes de Origem.

Filme de Origem

É legal ver um universo todo construído e interligado entre diversos filmes, mas contar a origem de um herói também tem seus benefícios. Ainda mais quando se trata de um herói que a maioria nem conhece, certo?

E o trabalho foi muito bem-feito. O filme conseguiu abordar diversos aspectos tanto do escaravelho na Terra quanto do próprio herói, Jaime Reyes, e sua dinâmico com família, comunidade e com o próprio escaravelho.

Caso você não tenha visto a sinopse do filme:

O recém-formado Jaime Reyes volta para casa cheio de aspirações para o futuro, apenas para descobrir que o lar não está exatamente como ele o deixou. Enquanto procura encontrar seu propósito no mundo, o destino intervém quando Jaime inesperadamente se encontra em posse de uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena: o Escaravelho. Quando o artefato escolhe Jaime como hospedeiro simbiótico, o jovem recebe uma incrível armadura que contém poderes extraordinários e imprevisíveis, mudando para sempre seu destino e fazendo dele o super-herói conhecido como Besouro Azul.

Referências à Comunidade Latina

E já que fale da relação dele com a família, é preciso parabenizar o diretor pelas Referências à Comunidade Latina. Acho que eu nunca me identifiquei tanto com um filme de super-herói como foi possível durante esse filme. Eu não vou dar spoiler sobre as referências que você irá ver, mas elas contribuem muito para o tom do filme e como tudo se agrega à comunidade latina e sua representatividade.

Hom Humor

Nada pode ser mais latino do que o humor a todo momento, inclusive nos errados. Honestamente, o filme tem pontos que o humor vai um pouco além do que deveria, mas nada que comprometa a imersão que temos na história. No início até parece que vai ser só aquilo, um filme engraçado, mas ele se transforma e vai além disso, mas sempre mantendo os toques de humor.

Efeitos Especiais

E aqui não vou me concentrar apenas no CGI, pois os efeitos vão além dele. O filme faz uma mescla muito boa de efeitos práticos e CGI que fazem com que, mesmo com o orçamento reduzido, seja possível tirar o máximo proveito dos efeitos e transformar o Besouro Azul no melhor filme em qualidade de CGI da DC. O uniforme e poderes do Besouro irão deixar qualquer fã de filmes de super-herói empolgados com certeza.

Pontos Negativos de Besouro Azul

Mas nem tudo são flores, certo? Então temos os pontos negativos do filme também.

Aprofundamentos desnecessários

Lembra que falei que é legal ter um filme de origem de super-herói que mostra como tudo começou? Bom, o filme acaba alguns aprofundamentos desnecessários que diminuíram o ritmo do filme e não acrescentaram em nada para a trama. Isso acontece em todos os atos do filme com uma coisinha ou outra, mas é difícil dizer se foi de propósito para usar em um filme futuro, ou se foi apenas para ter uma amostra mais geral do todo.

Por sinal, sobre filmes futuros, a DC é tão confusa que não tem como saber onde o Besouro Azul se encaixa no planejamento. E nem se todos os personagens retornarão para um próximo filme, caso o herói sobreviva às mudanças de planos com James Gunn.

Desperdício de Vilão

O último erro tem muita relação com o anterior sobre aprofundamentos. Mas aqui é o contrário, o filme aprofundou pouco o Vilão do Filme, Carapax.
De tudo que o filme aprofundou e não valeu a pena, aqui está algo que poderia ter sido melhor desenvolvido, mas só é explicado no final. E isso acaba por frustrar um pouco, pois o vilão tem uma história que poderia ter sido apresentada de melhor forma. E quando nós conhecemos a verdade por trás da sua história, o filme corre para um final repentino para amarrar as pontas e encerrar a trama.

Parece que a DC definiu que o filme teria 2h e esse foi o jeito de terminar no tempo estabelecido. Foi uma pena depois de um filme tão divertido.

Avaliação Final de Besouro Azul

Com tudo isso visto, minha nota final pro filme é um grande 9, sendo considerado o melhor filme da DC pós-Nolan.

Você tava pensando em esperar o filme sair no streaming para assistir ou já tava planejando a ida ao cinema? Ah, caso vá ao cinema, fique para as cenas pós-créditos. As duas cenas pós-créditos. Depois de assistir o filme, vem aqui no post e me conta o que achou dele e se concorda com minha nota 9 e se valeu a pena não esperar pelo streaming.

E já que você está em ritmo de histórias, aproveita para conhecer as minhas publicadas na Amazon. E se quiser ver mais conteúdo sobre cinema, talvez você goste desse post sobre filmes de terror. Te vejo no próximo post com mais conteúdo sobre cinema e, claro, terror e suspense. Até mais!

Rolar para cima