fbpx
Suspense e Mistério

Suspense e mistério – Conheça as diferenças

Suspense e mistério, assim como outros gêneros da literatura podem causar uma verdadeira confusão na hora de definir que tipo de livro você está lendo. Veja abaixo a diferença entre os dois para conseguir catalogar o seu gosto.

Suspense ou mistério?

Antes de mais nada, você conhece a definição de suspense e mistério ou continua achando que tudo é a mesma coisa? Bom, se você faz parte do segundo grupo, pode conhecer mais sobre cada um dos gêneros clicando nos links onde é mais aprofundada a explicação de cada gênero.

Porém, tendo em mente que ambos podem gerar uma certa suspeita ao longo da leitura ou mesmo uma tensão, pode-se reduzir o suspense e mistério em: descobrir o resultado final. E é justamente nessa ideia de descobrir que reside a diferença entre cada um dos gêneros.

Para ficar fácil de entender, tenha em mente a seguinte e principal diferença:

Suspense

No suspense, você tem uma ideia do que vai acontecer no final da história, mas a dúvida está em como os personagens vão reagir. Por isso, é comum que a trama central se desenvolva mais rapidamente, apresentando os fatos.

Um exemplo clássico de suspense é a obra A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Safon.

Mistério

Nas obras de mistério, é comum que aconteça o caminho interno, você começa conhecendo os personagens e não tem ideia de como a história vai terminar. Geralmente, as obras de mistério têm algum tipo de crime onde você descobre junto com os personagens o culpado e os motivos.

Para resumir bem esse tipo de gênero, basta ler ou conhecer qualquer uma das obras de Agatha Christie.

Conclusão

As narrativas de suspense e mistério podem ser bastante parecidas e até terem mais de um subgênero incluso na história. Você pode conhecer os subgêneros do Suspense clicando aqui.

Então, a diferença principal está na descoberta final de como os personagens reagiram ou quem cometeu o crime. Dessa forma, as obras prendem você na cadeira e o colocam como protagonista ou observador de toda aquela trama.

Agora que você sabe esta diferença, me conte nos comentários quais seus livros favoritos de cada gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: