fbpx
Mistério

Mistério – História e Características

É muito comum que quando se pensa em mistério, logo séries policiais cheias de investigação vem à mente. Mas será que é exatamente isso ou existe mais por trás desse gênero? Descubra tudo sobre um dos gêneros preferidos por milhares de pessoas.

Conceito e história do Mistério

A literatura de mistério já é amplamente conhecida e consumida por todas as idades, já que é sempre gera muita curiosidade. Uma das principais características do gênero é seu suspense, gerado através de ocasiões bastante específicas.

O que isso quer dizer?

As histórias de mistério, em sua maioria, são repletas de crimes e conflitos. A partir disso, se desenrola a história por trás dos personagens, com segredos e intrigas. Como resultado, a trama final é revelada aos poucos e você consegue perceber pistas e suspeitos ao longo da trama. Por isso, é comum que exista uma equipe policial envolvida ou mesmo um detetive amador ou profissional.

As histórias de mistério surgiram por volta de 1840 e a fórmula é seguida até os dias atuais, quase como um padrão para a ficção. Além do mais, um pouco antes das histórias de mistério conhecidas, a literatura era repleta de crimes bastante terríveis com nobres da corte e seus rivais.

Dessa maneira, a literatura acabou tendo influências que permitiram histórias de mistério que iam do policial ao gótico, que traziam eventos improváveis e sobrenaturais.

Principais Características do Mistério

Ainda que o gênero seja conhecido pela fórmula padrão, de um detetive atrás de um culpado, existem outras características que podem ser encontradas. Assim, o escritor pode se utilizar de diferentes pontos de vista, narrando em primeira ou terceira pessoa, como também pode brincar com a moral. Dessa forma, as pistas podem levar o leitor até um suspeito, falso ou não, mantendo o suspense e a tensão para saber a verdade.

Quer saber mais sobre suspense e até algumas dicas do que ler para manter a sua atenção presa? Clique aqui.

Vale ressaltar que é comum o uso da inteligência diferenciada para causar confusão, baseado, geralmente, em bases científicas ou no raciocino lógico.

Entre as obras mais conhecidas estão:

Conclusão

O mistério é uma das literaturas mais consumidas ao redor do mundo e pode fazer parte de outros gêneros. Sendo assim, você vai manter a atenção e estar atento a qualquer pista ou suspeita ao longo da narrativa, descobrindo aos poucos o que o autor queria contar.

Não se esqueça de me curtir nas redes sociais para receber nosso conteúdo assim que publicado. Acesse meu Facebook, Instagram e Pinterest. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: