Missão Impossível

Quebrador de recordes: Missão Impossível 7 – Acerto de Contas Parte 1

Que tal um pouco de tensão misturado com adrenalina, ação e aventura? É dessa mistura que acontece Missão Impossível: Acerto de Contas – parte 1. O novo filme da franquia iniciada lá em 1996 se tornou o filme mais caro da carreira de Tom Cruise custando US$ 290 milhões. Inclusive, durante as filmagens na Itália, doze pessoas no set testaram positivo para Covid-19 e quando as filmagens recomeçaram no Reino Unido, Tom Cruise pagou do seu bolso £ 500.000 por um cruzeiro para o elenco e a equipe se isolarem.

E esses números já estão dando resultado e o 7º filme da franquia já é o filme mais bem avaliado da carreira de Tom Cruise. Não só entre os de Missão Impossível, mas de todos. A Avaliação de críticos no Rotten Tomatoes está em 98% até a escrita desse post, com 193ª avaliações positivas e apenas 4 negativas.

E é preciso dizer que os críticos não estão exagerando nessa avaliação. Eu assisti numa sala iMax e é impressionante a sensação que o filme passa.

VITÓRIAS DE MISSÃO IMPOSSÍVEL

Para começar vamos para os pontos positivos do filme, que são muitos. O filme como um todo é muito bom, me impressionou até. Apesar de te 2h40 de duração, o tempo passa sem a gente notar com esse filme. E isso acontece porque ele tem um ritmo muito bom de acontecimentos. Tem muita ação, obviamente, mas é equilibrado com momentos de diálogos, suspense e piadas na medida certa.

Mas melhor que tudo isso é que a ação com toque de aventura que o filme traz é acompanhada por uma experiência cinematográfica incrível.

Começando pelo roteiro do filme que é sensacional. Já traz aquela pequena história antes do início do filme, como fazem os outros da franquia, depois costura com tudo que vemos e parece que nada está fora do lugar. Tudo acontece por algum motivo, mesmo que possa ser debatido, mas eu vou falar disso depois.

Depois as atuações, do Tom Cruise nem precisamos falar né. É incrível como, aos 61 anos, ele se entrega em um filme como esse. E eu fico com inveja que com 36 já estou com problema no joelho e ele ta com toda saúde saltando de moto de um penhasco. Cena que se torna mais incrível depois de vermos que ela foi repetida 6 vezes durante as gravações.

Mas além de Cruise, temos Ving Rhames e Simon Pegg que fazem parte da equipe desde o primeiro filme. Temos também a Rebecca Ferguson que é incrível sempre, a Vanessa Kirby que tinha participado de Fallout e está nesse filme com o mesmo papel de Viúva Branca e, por último, a principal coadjuvante da história, que é Hayley Atwell, a agente Peggy Carter dos filmes da Marvel. Isso que é difícil chamar ela de coadjuvante, pois tudo acontece através dela. Só não falamos que ela é protagonista, pois tem o Tom Cruise em cena.

Inclusive, a participação de Atwell como Grace, dá outra cara para Missão Impossível. Ela não está lá como par romântico de Ethan Hunt, mas como uma personagem que tem tudo para crescer e ser ainda mais importante na parte 2 desse filme. Afinal, ano que vem já teremos Missão Impossível: Acerto de contas – Parte 2.

Mas Grace, a personagem de Hayley Atwell, trouxe toda uma humanidade para dentro da trama. Ela meio que cai de paraquedas no acontecimento e precisa aprender a lidar com tudo. Isso acaba gerando uma empatia no público que vê ela tentando se virar no meio de uma aventura de um agente da IMF.

Por sinal, durante toda essa aventura uma coisa que me chamou atenção sempre foi a trilha sonora. Não tem quem não conheça a trilha de Missão Impossível. Mas as diferentes versões que foram usadas durante o filme, as outras músicas que acompanharam as cenas e até os momentos de silêncio que fazia aumentar a tensão mesmo em cenas que uma música poderia dar outra sensação. Esse filme tem grandes chances de concorrer a Oscar nessas categorias técnicas. Afinal, por melhor que seja a atuação, é bem difícil atores em filmes de ação receberem estatuetas.

Por último nos pontos positivos tenho que citar a temática do filme. Apesar dele ter sido adiado em 2022, o filme acabou abordando um tema que está em alta nos dias de hoje. E isso nem era tratado na época que o filme foi filmado, quem dirá quando foi escrito. Eu não vou dar spoiler aqui, mas foi muito interessante esse timing que o filme teve, mesmo que sem querer.

Mas essa temática acabou trazendo um dos problemas do filme, na minha visão.

PROBLEMAS DE MISSÃO IMPOSSÍVEL

Esse problema foi a falta de clareza do vilão e da motivação do vilão.

É difícil falar sobre isso sem dar spoiler, mas é como se o filme tivesse um grande vilão e uma marionete que segue suas ordens.

Na trama não fica claro porque essa marionete é necessária nos acontecimentos e não o vilão fazendo mais do que ele poderia.

E isso acaba nos deixando com a pergunta de qual a motivação do grande vilão. Se é a maldade pela maldade, se é ter o poder para si, se é sua sobrevivência.

Se considerarmos que o filme é a Parte 1, então o filme tenha acabado a recém na metade do segundo ato do arco completo de Acerto de Contas. Mas apesar de ser uma parte, o filme tem um início, meio e fim, claros. Não tem um final desapontante ou aberto. Mas deixa claro que a história continua.

Além do problema do vilão, outro problema foi na morte de um personagem que acabou passando meio batido, mesmo que seja uma personagem importante na história. Depois, outro personagem estava para morrer e, mesmo sendo bem mais irrelevante para a história, acabou tendo atenção e empatia pelos personagens.

Aí fica a pergunta se o personagem que morreu antes realmente morreu, ou está escondido atrás daquelas máscaras super tecnológicas que eles usam.

To aqui tratando como personagem e personagem para não citar nomes e acabar estragando a experiência do filme na hora. Talvez você nem veja isso como um problema na história. Afinal acontece tanta coisa, que às vezes esses detalhes nem são percebidos.

A partir dessa quinta-feira, dia 13 de julho, Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1, já estreia em todos os cinema do país e vai lotar as salas tirando muitos filmes de cartaz.

Eaí, preparado para ver ação e aventura no cinema? Me conta aqui nos comentários a expectativa e qual o teu Missão Impossível favorito. E me conta quais resenhas você gostaria de ver aqui no canal.

E se quiser ver mais conteúdo sobre cinema, talvez você goste desse post sobre filmes de terror. Te vejo no próximo post com mais conteúdo sobre terror e suspense. Até mais!

Rolar para cima