Por Mauro Plastina
O Bebê de Rosemary foi publicado em 1967 e conta a história de Rosemary Woodhouse, uma jovem esposa que se muda para Nova York com seu marido que é um ator em busca de sucesso. Logo após se instalarem, eles conhecem seus vizinhos, Roman e Minnie Castevet, um casal de idosos que se mostra muito simpático e prestativo. Quando Rosemary engravida, ela começa a sofrer com dores e mal-estar, e suspeita que há algo de errado com seu bebê e com as intenções dos vizinhos.
7
Histórias Extraordinárias é uma coletânea de dezoito contos de Edgar Allan Poe. O livro foi publicado pela primeira vez em 1840 e reúne algumas das obras mais famosas e influentes do autor, como “O gato preto”, “O poço e o pêndulo”, “A queda da casa de Usher” e “O retrato ovalado”. O livro apresenta uma variedade de temas e estilos, que vão desde o horror sobrenatural ao policial, passando pelo gótico e pelo fantástico.
6
Drácula é um romance gótico escrito por Bram Stoker em 1897 e é considerado uma das obras mais influentes da cultura popular. O livro conta a história do Conde Drácula, um vampiro que procura se estabelecer na Inglaterra e espalhar sua maldição. O livro é narrado por meio de cartas, diários, telegramas e recortes de jornais, que revelam os pontos de vista de diferentes personagens envolvidos na trama.
5
Quando se pensa em O Exorcista é difícil não lembrar do filme, certo? O livro foi publicado em 1971 e foi adaptado para as telas em 73. O livro conta a história de Regan MacNeil, uma menina de 12 anos que é possuída por uma entidade maligna, e tem os padres tentando libertá-la através de um ritual de exorcismo. A história, inclusive, é baseada em um suposto caso real de possessão e exorcismo que ocorreu em 1949, nos Estados Unidos.
4
Frankenstein ou o Prometeu Moderno é um dos romances mais célebres e influentes da literatura universal. Escrito pela inglesa Mary Shelley entre 1816 e 1817, quando ela tinha apenas 18 anos, o livro é considerado o precursor da ficção científica e uma obra-prima do terror gótico. A história narra a trajetória de Victor Frankenstein, um jovem cientista obcecado pela ideia de criar vida artificialmente. Ele consegue dar vida a uma criatura formada por partes de cadáveres humanos, mas se arrepende de sua façanha e a abandona.
3
A Coisa foi publicado em 1986 e conta a história de um grupo de sete adultos que retornam à sua cidade natal para confrontar uma entidade maligna que se alimenta do medo e do terror das crianças da cidade, principalmente na forma de um palhaço chamado Pennywise. A Coisa explora os medos e traumas da infância. E, para isso, alterna entre dois períodos: 1958 e 1985, mostrando como um grupo de crianças que enfrenta a Coisa pela primeira vez e depois retorna à cidade para tentar destrui-la de uma vez por todas.
2
O Iluminado é um dos romances mais famosos e aclamados de Stephen King. Muito dessa fama, claro, é devido ao clássico filme de Kubrick, apesar de King não gostar dessa adaptação. O livro foi publicado em 1977 e conta a história de Jack Torrance, um ex-professor e alcoólatra em recuperação, que aceita trabalhar como zelador do Hotel Overlook durante o inverno. O livro é um terror psicológico que explora os temas da loucura, do alcoolismo, da violência doméstica e do sobrenatural.
1