Terror Noturno na ficção

Terror noturno na ficção

O terror noturno é um dos temas abordados em diversos filmes que podem surpreender, ensinar, aterrorizar e fazer você ficar na pontinha do sofá. Ele é uma das vertentes do terror que vemos aos montes em livros, filmes e séries.

Por isso, separei uma listinha de filmes que você deve conferir sobre o tema e até mesmo o que o tema aborda exatamente.

O que é o terror noturno

Para começar, terror noturno é na verdade um distúrbio do sono que pode gerar uma série de reações.

Geralmente, os indivíduos que sofrem com esse problema, relatam diversas sensações, gritam e esboçam reações faciais enquanto dormem.

Marcado pela sensação intensa de medo, o terror noturno faz com que você tenha um despertar repentino, geralmente ocasionado pelo seu próprio grito.

Alguns podem ainda chorar, ter dificuldade para lembrar o que estava sonhando e pode gerar insônia devido ao medo de voltar a dormir.

Desse modo, o terror noturno é caracterizado como sonhos/pesadelos que possuem conteúdos emocionais fortes e podendo acontecer em qualquer fase da vida, ainda que seja mais comum em crianças.

Vale ressaltar ainda que, quem sofre com esse distúrbio, pode ter outros problemas como fazer xixi enquanto dorme, acordar agressivo ou até mesmo desenvolver sonambulismo.

Terror noturno como gênero – a vida real na ficção

Devido a todas essas características, surgem diversas obras que podem amedrontar, gerar curiosidade e até fazer você roer as unhas.

Afinal, que escritor ou roteirista não aproveitaria um momento tão delicado e inocente como o sono, quando você está sem defesas, para desenvolver uma boa história não é mesmo?

Mais importante que isso, essa condição gera gritos, choros incontroláveis, esquecimento, pode ter diversas causas e, tudo isso, está fora do seu controle.

Filmes de Terror Noturno

Saga A hora do pesadelo

A hora do pesadelo é uma franquia de filmes de terror que apresentou ao mundo o vilão Freddy Krueger, um assassino que ataca as pessoas em seus sonhos com uma luva de facas. A franquia começou em 1984, com o filme A hora do pesadelo, dirigido por Wes Craven, e teve mais sete sequências, um crossover com Sexta-feira 13 e um remake em 2010. Os filmes são considerados clássicos do gênero e fizeram de Freddy Krueger um ícone da cultura pop.

O sono da morte

O sono da morte é um filme de terror e suspense lançado em 2016, dirigido por Mike Flanagan, o mesmo criador das séries A maldição da residência Hill e A maldição da mansão Bly. O filme conta a história de um casal que adota um garoto chamado Cody, que tem o poder de materializar seus sonhos e pesadelos. O que parece ser um dom se torna uma maldição quando Cody começa a ter visões de uma criatura assustadora que o persegue em seus sonhos.

O filme recebeu críticas mistas, elogiando a atuação de Jacob Tremblay como Cody, mas criticando o roteiro e os efeitos especiais. O filme também explora temas como luto, trauma e maternidade, mas nem sempre de forma coerente ou profunda.

Pesadelo

Pesadelo é um filme de terror russo lançado em 2019, dirigido por Pavel Sidorov. O filme conta a história de uma adolescente que sofre de pesadelos terríveis e decide participar de um experimento em um instituto de sonologia, onde ela e outros pacientes são induzidos a um sono lúcido coletivo. No entanto, o que era para ser uma terapia se torna um pesadelo ainda pior, quando eles descobrem que há algo maligno os perseguindo em seus sonhos.

O filme recebeu críticas negativas, sendo considerado clichê, previsível e sem originalidade. O filme também foi criticado por sua falta de lógica, desenvolvimento de personagens e atmosfera de terror.

A Casa do Medo

A Casa do Medo é um filme de terror e suspense lançado em 2018, dirigido por Dean Devlin. O filme conta a história de dois ladrões que invadem a casa de um cliente rico e descobrem que ele mantém uma mulher presa e torturada em um quarto secreto. O filme é estrelado por David Tennant, conhecido por seu papel como o Doutor na série Doctor Who, como o psicopata Cale Erendreich, e Robert Sheehan, da série The Umbrella Academy, como o ladrão Sean Falco.

O filme recebeu críticas negativas, sendo considerado genérico, previsível e sem tensão. O filme também foi criticado por desperdiçar o talento de Tennant e Sheehan, que não conseguiram salvar o roteiro fraco e os personagens rasos.

Stickman – O pesadelo à espreita

Stickman – O pesadelo à espreita é um filme de terror canadense lançado em 2017, dirigido por Sheldon Wilson. O filme conta a história de Emma Wright, uma jovem que foi acusada de matar sua irmã quando era criança, mas na verdade foi vítima de uma entidade maligna chamada Stickman, que se manifesta através de desenhos. Anos depois, Emma é libertada de uma instituição psiquiátrica e tenta recomeçar sua vida, mas Stickman volta a atormentá-la em seus sonhos e na realidade.

O filme recebeu críticas negativas, sendo considerado clichê, confuso e sem sustos. O filme também foi criticado por sua falta de originalidade, desenvolvimento de personagens e efeitos especiais.

Existem ainda outras obras que podem ser interpretadas através desse gênero, como Terror em Silent Hill, Coraline, Slender Man e até mesmo O mágico de Oz. Nesse caso, as obras dependem mais de uma perspectiva de quem o assiste e da crença na realidade daquela ficção. Ou seja, pode ser sobre um sonho ou pesadelo, mas, talvez, também poderia ser real.

E então, já passou por isso?Comenta aqui embaixo a sua experiência com terror noturno ou o que achou dessa dica de filmes.

Nos vemos no próximo post e tenha bons sonhos!

Rolar para cima