“Uma jornada atmosférica pelas culpas de um homem.”
É assim que o diretor gaúcho, Lucas Cassales, resume em poucas palavras seu primeiro longa “Disforia”. A obra estreou no dia 12 de março, mas teve seu percurso interrompido devido ao fechamento das salas de cinema por conta da pandemia do Covid-19. Agora, entrará na plataforma de streaming Amazon Prime Video a partir do dia 22 de julho.
O filme conta a historia de Dário (Rafael Sieg), um psicologo infantil que, após sofrer uma experiência traumática, volta a atender crianças. Sua primeira paciente é Sofia (Isabella Lima), uma menina que provoca sensações angustiantes nas pessoas que a cercam. Ao longo do tratamento, Dário precisará encarar o passado e o mistério envolvendo a família de Sofia.
Lucas Cassales conta que a construção do filme começou em 2013, quando ele e o amigo Thiago Wodarki se reuniram com o intuito de “jogar ideias pra cima pra ver se alguma batia pra desenvolvermos juntos. E o Disforia, que na época até se chamava provisoriamente de A Cabana, bateu”. A partir disso, o longa começou a ser planejado com reuniões, escaletas e escrita do roteiro. Mas foi apenas em 2018 que a obra começou a ser produzida, devido aos trâmites burocráticos.
Além das dificuldades de fazer cinema e audiovisual no Brasil e no Rio Grande do Sul, Cassales cita que foi frustrante ver a trajetória do filme em salas comerciais interrompida pelo fechamento dos cinemas por causa da pandemia. Porém, ele vê algo positivo com o filme indo parar em streaming, como o Amazon Prime. “Esta é a chance do filme de finalmente comunicar com o maior número de pessoas e sentir a percepção em relação a jornada proposta”.
O filme estreia na plataforma Amazon Prime Video dia 22 de julho. Disforia também está disponível no Net Now, Google Play, iTunes, Vivo Play, Looke e YouTube Filmes.
Disforia – Eventos
A distribuidora Lança Filmes realizará um debate, ao vivo, dia 22 de julho, às 19h30, nas suas páginas do YouTube e Facebook, com a equipe do longa. Já estão confirmados a produtora executiva Mariana Mêmis Muller, o diretor Lucas Cassales e os atores Rafael Sieg, Isabella Lima e Juliana Wolkmer. Juliana Costa, crítica de cinema, será a mediadora.
Além do debate, nos dias 22, 23 e 24 de julho ocorrerão Webnários via Zoom, às 13h30, sobre o processo de produção do filme, cada dia com convidados diferentes.
- 22/07 – O tema do primeiro webnário será Arte, com os diretores de arte do filme Maurício Bispo e Richard Tavares e a assistente de arte Elena Sassi.
- 23/07 – O tema deste será Produção, com a participação da produtora do longa, Mariana Mêmis Müller.
- 24/07 – O último dia terá o tema Direção, com o diretor Lucas Cassales, os assistentes de direção Henrique Schaefer e Jaqueline Valadares e a continuista Joana Bernardes.
Para fazer a inscrição no webinário é só clicar no link , escolher o dia e realizar seu cadastro.
Sinopse
Depois de um tempo longe de sua profissão por conta de um trauma pessoal, o psicólogo Dário (Rafael Sieg) volta a atender seus pacientes. A primeira pessoa que entra em sua agenda é Sofia (Isabella Lima), uma misteriosa criança de 9 anos de idade que desperta sentimentos curiosos e um tanto conflitantes em todos que a circundam. Ao longo do tratamento da menina, Dário volta a ter as sensações de agonia e aflição que ele não esperava que voltassem à tona.
Disforia – Ficha Técnica
- Duração: 97 minutos
- Gênero: Suspense
- Distribuidora: Lança Filmes
- Produção Executiva: Mariana Mêmis Muller
- Direção: Lucas Cassales
- Roteirista: Lucas Cassales e Thiago Wodarski
- Elenco: Rafael Sieg (Dário), Isabella Lima (Sofia), Vinícius Ferreira (Paolo), Juliana Wolkmer
- (Silvia), Janaina Kremer (Tania), Ida Celina Weber (Maria Luiza)
- Nacionalidade: Brasil
Muito interessante. Vou assistir!